Manual de programação completo central PPA Facility 4 Trimpots

 completo central PPA Facility 4 Trimpots

GRAVAR BOTÃO DO TRANSMISSOR
1. O portão deverá estar parado;
2. Feche o jumper PROG;
3. Pressione o botão do transmissor que deseja gravar;
4. O LED SN deverá ficar piscando rápido;
5. Pressione e libere o botão GRV;
6. O LED SN piscará 1 vez;
7. Libere o botão do transmissor;
8. Volte para o passo 3 para gravar um novo botão do transmissor;
9. Para finalizar, abra o jumper PROG.

APAGAR TRANSMISSORES DA MEMÓRIA
1. O portão deverá estar parado;
2. Feche o jumper PROG;
3. Pressione e libere o botão CMD por 3 vezes;
4. Pressione e libere o botão GRV;
5. O LED SN piscará 1 vez;
6. Abra o jumper PROG.

TEMPORIZAÇÃO DO MÓDULO LUZ DE GARAGEM
(ACESS ÓRIO OPCIONAL)
1. O portão deverá estar parado;
2. Feche o jumper PROG;
3. Pressione e libere o botão CMD por 4 vezes;
4. Pressione e libere o botão GRV;
5. O LED SN ficará aceso.
6. Para NÃO temporizar o módulo LUZ DE GARAGEM após
o fechamento do portão, pressione e libere o botão CMD; e para
habilitar o tempo fixo de 3 minutos para o módulo LUZ DE GARAGEM,
pressione e libere o botão GRV;
7. Abra o jumper PROG.

PROGRAMANDO O TEMPO DE
ACI ONAMENTO DO FREIO
1. O portão deverá estar parado;
2. Feche o jumper PROG;
3. Pressione e libere o botão CMD por 5 vezes;
4. Pressione e libere o botão GRV;
5. O LED SN ficará aceso;
6. Pressione e libere o botão CMD– para diminuir ou GRV+
para aumentar (total = 50 níveis);

Obs: o tempo é ajustado a cada 50 milissegundos
Mínimo = desligado.
Máximo = 2,5 s.
7. Abra o jumper PROG.



TRIMPOT DE AJUSTE DA EMBREAGEM ELETRÔNICA
Sentido horário = diminuir força.
Sentido anti-horário = aumentar força.



TRIMPOT DE AJUSTE DO FECHAMENTO
AUTOMÁTICO (PAUSA)
Sentido horário = diminuir tempo (cursor
mínimo = semiautomático).
Sentido anti-horário = aumentar tempo
(cursor máximo = 4 minutos).


TRIMPOT DE AJUSTE DA DISTÂNCIA PARA
ENTRAR EM MODO TORQUE PULSANTE
Sentido horário = diminuir distância
(cursor mínimo = modo rampa desligado).
Sentido anti-horário = aumentar distância
(cursor máximo = 85% do tempo A/F + 1 s).



TRIMPOT DE AJUSTE DO TORQUE PULSANTE
Sentido horário = diminuir força.
Sentido anti-horário = aumentar força.
16 níveis de torque.


67 comentários:

26 de julho de 2013 19:35 GJD disse...

Ola, adquiri um sinaleiro, e vi no seu tutorial que o mesmo deve ser ligado em LG.
Porem meu sinaleiro é 220v, e pelo que medi o sinal é de 12v (entre o do meio e o primeiro) e 14v (entre o do meio e o terceiro)e algo entre 2,5v e 3,5v (entre o 1º e o 3º).

Pode me ajudar?

2 de agosto de 2013 19:11 Anônimo disse...

INSTALEI ESSE MOTOR DESLIZANTE E O MESMO ABRE E FECHA SEM COMANDO COMO SE OUVESSE INTERFERENÇIA O QUE POSSO FAZER SERA DEFEITO DA CENTRAL DE COMANDO OBS.INSTALADO A 20 DIAS E COMEÇOU A 2 DIAS PODEM ME AJUDAR

12 de agosto de 2013 09:48 Alan Sousa disse...

Olá, comprei um kit PPA DZ RIO 110v e está apresentando um comportamento estranho, parece defeito. Ele Foi instalado e configura as funções perfeitamente, mas só se movimenta por 50cm e mesmo sem encontrar o fim de curso ele para. Ele se movimenta pra ferente e pra tras, mas ignora se ainda não chegou os fins de curso e para. Minha placa é a PPA Facility 4 Trimpots. Vc poderia me ajudar?

12 de agosto de 2013 13:36 walson volpiceli disse...

depois que liga a energia o tempo de A/F não é executado só nos próximos comandos o tempo de A/F é executado

12 de agosto de 2013 14:43 Alan Sousa disse...

Então vc me sugere desliga-lo da força eletrica e religa-lo para ele assumir o novo tempo de abertura e fechamanto? Em qual Trimpots é configurado o tempo de A/F?

12 de agosto de 2013 14:48 Alan Sousa disse...

Lembro ainda que o A/F não é automático. A A/F é pelo controle e para após 50cm... Desde já, obrigado pelas dicas. Parabéns pelo blog, shoe de bola!

13 de agosto de 2013 12:31 walson volpiceli disse...

ppa 4 trimpots o tempo de A/F é automático, feche ou abra o portão totalmente desligue a central da rede elétrica e ligue novamente, e acione o portão, verifique se completa todo ciclo pois o 1º comando da central não é contado o tempo de A/F.
a central também pode ocorrer este tipo de defeito.

7 de setembro de 2013 22:38 Anônimo disse...

instalei hoje um deslizante PPA 4 trimpots e o portao não para nos finais de curso, ou seja, passa direto! O que devo fazer.?

8 de setembro de 2013 15:09 walson volpiceli disse...

verifique a conexão FCA, verifique sensores, verifique a posição do imâ.

17 de setembro de 2013 10:00 Anônimo disse...

Bom dia foi instalado uma central de comando PPA 4 trimpots quando tecnico me explico para codificar os controles ele colocou o cursor do portão no meio só que não reparei em qual botão ele apertou na central para mover o cursor não sei se foi no botão CMD ou GRV poderia me ajudar?
karin

17 de setembro de 2013 18:55 walson volpiceli disse...

ele não apertou o botão ele fechou e abriu o contato da botoeira logo abaixo do botão CMD,é um Jumper com o simbolo de contato.

28 de setembro de 2013 08:07 Juliana Silva disse...

Bom dia! No manual do usuário relata a função de abertura automática no caso do fechamento do portão ser interrompido pelo controle. No que instalei em casa está ocorrendo ao contrário: se solicitado parar na abertura ele começa a fechar automático. O que pode estar ocorrendo e como inverter a configuração?
Parabens pelo blog, meu bom e com conteúdo.

29 de setembro de 2013 16:39 walson volpiceli disse...

inverta os fios de rotação do motor na central troque o F pelo A vise versa
inverta também os finais de curso caso os mesmos forem de sensores ou mecânicos,
isto não é defeito é o sentido de fechamento do portão deslizante pode ser para a direita ou esquerda isto depende da arquitetura da frente do imóvel, não ha padrão no projeto arquitetônico.

7 de outubro de 2013 11:30 Anônimo disse...

Por favor, instalei o motor e apanhei um pouco ate ler seu poste ai troquei os sensores de AF e instalei os imas finalizando retirei a energia e conectei novamente apos ter o portao totalmente fechado apertei o controle e AF perfeito. Mas contudo na placa tem tres pinos pra ligar a trava mas na trava so tem dois como lihar a mesma???

7 de outubro de 2013 16:45 walson volpiceli disse...

para ligar a trava é preciso um modulo opcional para conectar aos pinos da central,este modulo não acompanha o kit motor,deve adquiri-lo para utilizar trava com a central.

7 de outubro de 2013 16:54 Anônimo disse...

Sim a trava vem com a placa modulo vc conecta os fios da trava na placa e saem apenas mas dois da placa para a placa do motor so q na placa do motor tem 3 pinos quais ligar???

8 de outubro de 2013 15:46 walson volpiceli disse...

verifique se o modulo e da marca PPA.
aqui o modulo rele PPA a entrada é de 4 fios pinando nos 3 da placa e sobrando um.
verifique se o seu modulo que veio na trava é um temporizador geralmente estes módulos são ligados em paralelo aos bornes do motor no C (comum do motor) e A (rotação de abertura).
verifique com o fornecedor da trava se o modulo que a acompanha é acionado por 110V ou 220V.

15 de outubro de 2013 16:46 Anônimo disse...

Boa tarde como faço para ligar a trava TRAVBEM BLOCKMINI a placa PPA facility 4 Trimpots

15 de outubro de 2013 17:18 walson volpiceli disse...

verifique o modelo de modulo temporizado que acompanha a trava.
maioria dos módulos que acompanham estas travas são ligados na rotação do motor.verifique o modelo de modulo que esta utilizando,para cada marca e modelo ha uma forma de ligar.
só módulos PPA originais da placa que podem ser ligados no Jumper TRAVA da placa.

26 de outubro de 2013 22:30 Anônimo disse...

Buenas Noches, insatale el equipo, pero cuano acciono el control, cierra y abre solo unos 10 cm , que puedo hacer

1 de novembro de 2013 09:06 Anônimo disse...

Bom dia, instalei um automatizador facility 4 trimpots, o portão esta se abrindo sozinho do nada depois de um tempo e fica aberto. Oque faço para corrigir esse defeito.

1 de novembro de 2013 18:36 walson volpiceli disse...

ajuste o trimpot A/S no minimo.veja manual acima.

27 de novembro de 2013 14:25 PABLO TJ disse...

o meu fechamento altomatico esta invertido, ele abre em vez de fechar o portao apos um tempo...oq fazer...........minha placa é central PPA Facility 4 Trimpots

27 de novembro de 2013 14:30 PABLO TJ disse...

ola ,o meu portao esta abrindo altomaticamente sozinho ao invez de fechar ,,,,minha placa é central PPA Facility 4 Trimpots...oq fazer.....

27 de novembro de 2013 15:26 PABLO TJ disse...

meu portao esta abrindo sozinho,quero q ele feche sozinho...oq eu devo fazer.....minha placa: central PPA Facility 4 Trimpots

28 de novembro de 2013 14:36 walson volpiceli disse...

inverta na central a rotação do motor e fim de curso

8 de dezembro de 2013 13:36 Celimar Suzin disse...

Boa tarde, o meu esta ocorrendo o seguinte, ele abre e fecha tudo direitinho, ai do nada após abrir ele não fecha mais de jeito nenhum, ( o led SN acende todas as vezes que o controle é acionado), somente após colocar no manual e puxando o protão e travando em outra posição ele volta a funcionar. Tem ideia do que pode ser?

27 de dezembro de 2013 17:15 PABLO TJ disse...

meu amigo vc disse para eu inverter os fios da central da rotação do motor para fechamento altomatico... tem aq tres fios (Cm.. fio amarelo) (Ab.. fio preto) (Fc.. fio vermelho) qual as cores q devo inverter ...vc disse tambem para eu inverter o fim de curso..entao devo inverter o conector q vai na placa mae do fim de curso e devo tambem inverter os final dos fios q saem do plugi é isso......

27 de dezembro de 2013 18:14 PABLO TJ disse...

se for invertido somente os fios da central da rotação,,sera q adiantara....

27 de dezembro de 2013 18:16 walson volpiceli disse...

troque o fio preto Ab(abertura) pelo fio vermelho Fc(fechamento) e vice e verça, o fio amarelo é o Cm (comum do motor) não mexe.
quanto ao fim de curso deve-se inverter o conector na placa,retire o conector gire 180° e coloque o conector de volta À placa. pronto,invertido fim de curso.

27 de dezembro de 2013 18:41 PABLO TJ disse...

ba fiz como vc falou aq ficou perfeito valeu meu amigo brigadão

1 de janeiro de 2014 21:05 LUIZ BATISTA disse...

como eu posso ajustar o comando da central PPA para fazer com que a haste de acionamento percorra o curso completo de sensor a sensor. Eu estou tentando ajustar o conjunto na bancada e o curso `e parcial a haste para antes de chegar nos sensors, tanto na ida como na volta. Primeiro eu preciso conseguir que ela v`a ate o final do curso, depois fazer os demais ajustes (freio, rampa, torque, forca). Alguem sabe me informar a sequencia correta?

2 de janeiro de 2014 18:51 walson volpiceli disse...

se for a facilit 4 trimpots o ajuste de A/F é automático.
quando liga energia à central o 1º ciclo é leitura a central esta apta a funcionar a partir do 2º ciclo.

2 de janeiro de 2014 22:05 Anônimo disse...

tentei instalar o facilit 4 trimpost e o led fica piscando rápido sempre e quando clico no controle apenas funciona para um lado apenas. fui na prog e nada.

3 de janeiro de 2014 20:27 walson volpiceli disse...

se a central for modelo novo deverá ser ligada com a fotocélula se não, não funcionará.
agora é norma do INMETRO. e vai ser para todos os modelos.

22 de janeiro de 2014 11:33 Akim Afonso disse...

Tentei instalar o motor mas ele só gira para um lado, alguém me ajuda pfvr DDDDDDD=

22 de janeiro de 2014 21:57 walson volpiceli disse...

deverá conectar a fotocélula à central de comando para funcionar o sentido de fechamento.
tem um post sobre o assunto veja link:
http://portaoeletronicoservicos.blogspot.com.br/2014/01/kit-motor-novo-ou-central-de-comando.html

14 de fevereiro de 2014 23:55 Danilo Tanil Montrezol disse...

Boa noite fiz a instalação placa facilit 4 trimpost porem meu motor gira somente para um lado? OBS.: não coloquei as fotocélulas.
Isso pode interferir no funcionamento?

29 de julho de 2014 11:42 Beto Soares disse...

Há alguma configuração na placa para que não se consiga fechar o portão via controle remoto, somente no tempo após o fim de curso?
Equipamento: Levante analógica - CENTRAL DE COMANDO FACILITY 4 TRIMPOTS
Aguardo.

29 de julho de 2014 17:24 walson volpiceli disse...

não neste modelo de placa.
deve-se utilizar placas com comando de botoeira independente e ligar um receptor na botoeira de abertura.
ex: quando aciona o controle o receptor aciona o comando de botoeira de abertura da placa,impedindo o fechamento do portão pelo controle pois o mesmo esta acionando somente a botoeira de abertura da placa.
para fechar o portão pode-se utilizar varias formas, automático. outro receptor,fotocélulas,chaves de segredo,teclado de senha,biometria e varias outras formas de acionamento.

31 de julho de 2014 09:53 Anônimo disse...

Instalei uma trava magnetica no motor penta PPA, através do módulo de relê comprado a parte, mas a trava só é acionada ao abrir o portão. Ao fechar, a trava não é recolhida. Isto é normal ou a central pode ser programada para também acionar a trava no fechamento ?
Obrigado.

31 de julho de 2014 22:04 walson volpiceli disse...

isto é normal através do modulo.pois o modulo só é acionado no sentido de abrir o portão,

2 de outubro de 2014 17:49 Rodrigo Kieser disse...

Olá amigo. Instalei uma central nova 4 trimpots hoje e ela não da sinal de vida. Verifiquei energia e fusível, ok. O led não acende. Alguma dica ?

4 de outubro de 2014 14:24 walson volpiceli disse...

pode ser o transformador verifique

4 de outubro de 2014 14:25 walson volpiceli disse...

verifique se há trilhas rompidas na placa.

23 de fevereiro de 2015 21:20 RATTES disse...

Adquiri um motor novo com a central Facility 4 trimpots e ela dá o mesmo problema ja descrito aqui, ou seja, funciona uns 50 cm e para sem ser pelo comando dos imãs. Tirei coloquei na bancada , fiz o procedimento de desligar da energia e não obtive sucesso, preciso que me ajudem.

2 de março de 2015 18:50 Anônimo disse...

Olá instalei uma central igual esta da foto logo acima ,porém quando eu aciono o portão para abrir ele vai ate o fim de curso sem problemas, ai quando eu aciono para ele fechar ele vai normal mas no meio do ciclo se eu apertar o controle para parar ele para fica alguns segundos e fecha novamente, queria saber se assim mesmo ou tem como ajustar para ele ficar parado.

4 de abril de 2015 12:17 jorge silva disse...

bom dia, quem pode ajudar? Instalei um portão deslizante com central facility 4 triponds, e no entanto o sensor REED do automatizador só para o portão na abertura, e quando do fechamento ele não freia, bate e não desliga. As fotocélulas funcionam bem quando do fechamento. Já inverti a alimentação do motor e o plug FCA, e nada só piora.?????????????????????????

6 de abril de 2015 11:09 Maycon Paiva disse...

Olá, a minha central é a desta foto: http://mlb-s2-p.mlstatic.com/kit-motor-de-porto-eletrnico-deslizante-ppa-dz-rio-14-hp-138001-MLB20259425819_032015-F.jpg

Então os fios que devo inverter é o Fc e Ab correto?

19 de maio de 2015 22:56 marcos roberto disse...

Amigo o meu acioná e para tipo dando uma contra volta tem que programar alguma coisa

8 de julho de 2015 17:45 Anônimo disse...

boa tarde,portão ppa dz rio 1/4 quando esta abrindo não aceita comando do controle para parar ao meio do caminho, so vai parar no fim de curso. isso está correto? vlew

8 de julho de 2015 20:04 walson volpiceli disse...

não. os comandos do controle devem ter precisão sincronia com a central.
verifique a corrente elétrica e sua amperagem ou se a fiação é muito fina.
pode ter alguns problemas eletrônicos.
controle não compatível com a central.
campo eletromagnético do motor interferindo na central.
se a central for nova deve troca-la por outra de outro modelo.
se o problema persistir deve-se verificar estator motor ...

2 de agosto de 2015 13:08 roberto disse...

Ola amigo boa tarde,estou tendo o mesmo problema descrito acima, meu portão passou a abrir somente uns cinqüenta centímetros e para,aciono o controle e ele torna a fechar,já fiz o procedimento de desernegizalo,desliquei os fins de curso e também a foto célula,ele voltou a funcionar,porém ao ter uma falta de energia ele voltou ao mesmo defeito, poderia me ajudar, muito grato.

2 de agosto de 2015 13:13 roberto disse...

Amigo se resolveu seu problema, por favor me informe pois estou tendo o mesmo,resolvi parcialmente rezetando a central,porém teve uma queda de energia e o defeito voltou. Se puder e não for incômodo mande pró email abaixo,sgtrobertosoares@gmail.

14 de setembro de 2015 23:02 katia nanda Ferraz disse...

ola! meu motor estava com fuzivel queimado, apoz feita a troca, ele so gira para um lado, agora o que fazer ?

2 de outubro de 2015 12:30 luiz carlos leandro disse...

boa tarde como faco para ligar a fotocélula f15 em modo pulsante na placa 4 trimpots obrigado pelo blog

2 de outubro de 2015 21:25 walson volpiceli disse...

use o contato aberto do rele da fotocélula e ligue nos bornes GND e FOT.
pois ao fechar o contato do GND com o FOT a central é acionada no modo fotocélula...

3 de outubro de 2015 15:46 Anônimo disse...

boa tarde! Instalei o meu portao, td blz, e um ppa facility, contudo o fim de curso analogico so funciona para fechar, na abertura nao le o ima, testei com voltimetro os sensores do fim de curso e esta blz, testei tambem as conexoes do fca da plada, que sao 4 pinos, com os 3 pinos dos sensores do fim de curso, e nada, alguem tem alguma dica?

6 de outubro de 2015 21:32 Jota P disse...

Muito obrigado pelo tutorial! me ajudou bastante.

22 de dezembro de 2015 22:47 Unknown disse...

Pedro
Minha Central de comando Facility 4 Trimpots nova não recebe o comando do transmissor.
Já apaguei a memoria dos transmissores e gravei novamente e nada.
o que fazer

6 de janeiro de 2016 22:04 Unknown disse...

boa noite amigo a neu portão 04 trimpots aciono ele funciona uns 05 centrimetros e volta tambêm uns 05 centimetro o que poderia ser, obrigado se puderem me responder e-mail alfasharles@gmail.com

23 de junho de 2016 08:17 Unknown disse...

bom dia tenho motor ppa com central facility 4t ,ela esta apresentando o seguinte pobrema quando eu ligo a trava no COM/FA o portao nao tem força para subir .
ja configurei o timpo força ate o final e nada ,ele so sobe sem a trava o que pode ser?

9 de novembro de 2016 19:30 Paulo Afonso disse...

Instalei uma placa Facility 4T , programei os controles e tenho que manter o botão de acionamento por 2 segundos para abrir ou fechar e os controles só funcionam perto do portão. O que pode ser?

9 de novembro de 2016 20:08 walson volpiceli disse...

verifique se a central esta sendo alimentada corretamente, se estiver ok a alimentação, então tem problemas com a central na radiofrequência deve-se fazer o reparo da placa trocando o pente receptor da central.

14 de dezembro de 2016 14:55 Anônimo disse...

Ola. dz rio placa facility 4t , a rampa funciona apenas para fechamento,náo na abertura. aguardo.

4 de março de 2017 17:53 Roberto Miani disse...

amigo, comprei uma central facility 4 T e quando energizo o LED SN fica piscando sem parar. Consegui configurar o controle remoto, mas o motor parece que so gira para um lado Ele já está no topo do cursor e não desce. O que pode ser?

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