Dicas para instalar interfone

Antes de instalar ou querer instalar um interfone em uma residência,escritório,prédio,etc. deve-se observar se o imóvel tem uma tubulação correta para instalar o interfone, caso não tenha tem outra opção tais como canaletas, conduites, e vários outros.
Ok. Resolvido o problema de tubulação vem agora a fiação.
A fiação depende do modelo e marca do aparelho de interfone a ser instalado, o modelo mais simples do mercado geralmente são instalados com um par de fios para a monofonia.

Veja desenho abaixo: click no desenho para ampliar imagem.



Lembrando que deve-se observar o manual do equipamento para ver o quanto de fio que é usado para instalar o interfone.

Os mais simples são três pares:

(1 par para o monofone)
(1par para energia “110v ou 220v”)
(1par para a fechadura eletrônica)

existem outras formas mais seguras de instalação de interfone para que o portão social não seja violado através do painel (unidade externa) do interfone.

Veja desenho abaixo: click no desenho para ampliar imagem.

Dicas = observe a altura do painel externo a ser instalado, confira a voltagem antes de ligar, confira antes de conectar qualquer fio ao equipamento (evitar ligação errada) para não danificar o equipamento ou mau funcionamento.
Obs: muito interfone tem dispositivos de arrombamento do painel que tocam o interfone ou disparam alarmes, na hora da instalação feixe o painel externo e teste o interfone, nunca teste o interfone com alguma tampa aberta.

37 comentários:

4 de março de 2012 19:57 evandro madeira disse...

Olá, instalo interfone da maneira mais simples possível. Descobri neste Blog muitas e variadas maneiras de se instalar um interfone. Se for possível gostaria que fosse sanadas algumas dúvidas: (1) O que é um sistema violável e um sistema inviolável? (2) Onde devo instalar a fonte? A mesma fonte serve para todos os modelos de interfones? Qual o objetivo da fonte?
Desde já agradeço.
Evandro.

5 de março de 2012 13:24 walposts disse...

O sistema violavel é uma instalação onde é ligado o fio F F no painel externo para abrir uma fechadura eletronica ou demais circuitos de abertura.(atravez do painel externo do interfone se fechar curto nos fios 1 e 4 ou direto no transistor aciona-se o circuito ligado no F F do painel)por isso o sistema é violavel.
O sistema inviolavel, nada é ligado no F F do painel.(fechando-se um curto nada é acionado)
A fonte deve ser instalada em caixas de passagem de fios, laje, ou onde não molhe ou tome umidade.
Sim, a mesma fonte pode ser utilizada em todos os interfones nos modelos que possuem fonte separadas, ha modelos em que a fonte já esta embutida no circuito do interfone sã os modelos que ligam energia direto no painel do interfone.
O objetivo da fonte é de converter a voltagem de 220V ou 110V em 12V,pois o circuito do interfone funciona com a tensão de 12V.

ass: portaoeletronicoservicos.blogspot.com

28 de abril de 2012 20:40 Agnaldo disse...

Uma fechadura HDL pode ser instalada em um interfone de outra marco?

29 de abril de 2012 11:17 walposts disse...

sim. qualquer outra marca,sendo que a saída para a fechadura seja 12V.

30 de outubro de 2012 13:59 Anônimo disse...

Bom dia.
Tenho uma dúvida que é a seguinte: instalamos o sistema de interfonia novo no prédio (HDL), está tudo funcionando perfeitamente. O problema que estamos tendo é que, às vezes, uma das fechaduras não abre, nem no botão do interfone e nem no botão de abrir externo, que fica próximo à porta.
O estranho é que quando isso acontece, após empurrar levemente a porta e pressionar o botão de abrir novamente, ela abre normalmente.
Ou seja, parece que se a trava não fica em uma posição certa ou a porta fica com muita pressão, fazendo muita pressão na fechadura, a mesma não funciona.
Alguém já se deparou com esse tipo de problema?
Agradeço a atenção!
Eduardo.

31 de outubro de 2012 18:30 walposts disse...

ja sim. na nossa instalaçao nao ligamos a fechadura direto na saida FF do painel, ligamos reles na saida FF com fontes individuais para acionar as fechaduras. seu problema pode ser que a saida FF nao suporta duas fechaduras sendo acionadas simultaneamente, por isso que de vez em quando uma delas falha. nao chega carga suficiente para acionar as bobinas.

24 de janeiro de 2013 10:56 Anônimo disse...

Bom dia.
bom acontece que, o pessoal(os que tocam)externamente o interfone não escutam quem esta falando no monofone interno. podem me ajudar?

13 de agosto de 2013 19:02 Anônimo disse...

Tenho um vídeo porteiro LIDER; estou tentando instalar um monofone adicional HDL, mas quando o coloco no gancho o mesmo buzina o interfone;....o que pode ser?

14 de agosto de 2013 15:20 walson volpiceli disse...

verifique no monofone HDL o Jumper que seleciona para outros modelos de painel externo.esta logo acima dos bornes 4,3,1.
ou confira a ligação feita nos bornes 4 e 1.

3 de outubro de 2013 09:47 Anônimo disse...

Olá, Temos uma central THEVEAR e alguns monofones (ICAP HO) estão apresentando defeito. Podemos utilizar algum outro monofone de outra marca? Já vi que outras marcas tem modelos que aparentemente são similares ao que usamos.

3 de outubro de 2013 13:57 walson volpiceli disse...

se for de 2 ou 3 fios pode utilizar o monofone hdl é só mudar o jumper dentro do monofone para outros modelos.

7 de outubro de 2013 11:44 Clodoaldo José Magalhães Pereira disse...

no esquema de ligação de uma fechadura com dois painéis de interfone os reles a serem utilizados são vca ou vcc e qual o tipo de capacitor,eletrolitico,poliester ou ceramico,obrigado

7 de outubro de 2013 16:39 walson volpiceli disse...

reles 12V corrente continua(VCC).
capacitor eletrolítico, 470uf atraca o rele por pelo menos 0,8 segundos.
e diodos 4007.

18 de dezembro de 2013 19:03 joão Reis disse...

onde ligar o fio ff da interfone no motor do portão?

18 de dezembro de 2013 19:05 joão Reis disse...

onde ligar o fio ff da interfone no portão elétrico

18 de dezembro de 2013 23:08 walson volpiceli disse...

verifique a postagem.
http://portaoeletronicoservicos.blogspot.com.br/2013/09/abrir-portao-eletronico-pelo-interfone.html

17 de fevereiro de 2014 22:47 cleo disse...

no meu predio nao tem outra tubulaçao a nao ser a eletrica que da na caixa do dijuntor pois gostariamos de colocar ali ,gostaria de saber quais os problemas que possa dar colocando ali o fio do interfone vai ser o blindado e os da rede eletrica estao todos encapados nao tera contato com a rede eletrica .obrigado

11 de abril de 2014 06:53 Anônimo disse...

walson. Estou realmente precisando de uma ajuda. Gostaria de poder arrumar o meu interfone e estou no interior de SP. O aparelho toca a campainha mas quando atendo não consigo ouvir a pessoa ou ser ouvido por ela. Isso aconteceu de uma hora para outra. As vezes parece que tem um mal contato. Consigo arrumar ou verificar o que está acontecendo ou terei que comprar outro fone? Você poderia me dar alguma dica de como verificar isso? Obrigado. Renato.

11 de abril de 2014 17:36 walson volpiceli disse...

este tipo de defeito tem vários itens a verificar.
na parte interna verifique se os fios estão bem soldadas na capsula e no microfone letreiro, verifique também a chave push se esta agarrando, verifique também o cabo em espiral,
estes são alguns itens a observar para detalhar ficaria muito grande
é um defeito um pouco enjuado de se resolver por envolver quase todo equipamento e fiação utilizada

7 de junho de 2014 17:29 Anônimo disse...

Olá,estou instalando uma fonte a +/- 20 mts do porteiro,gostaria de saber
qual tipo de fio apropriado para esta distância.Obrigado

8 de junho de 2014 15:55 walson volpiceli disse...

poderá usar fios de 1mm ou 1,5mm.

19 de junho de 2014 19:17 Anônimo disse...

OLa! Obrigada pelas dicas do blog.
Moro em um condominio com varios predios e tenho hoje 2 interfones, um ligado direto a portaria central (somente para comunicacao com o vigilante/porteiro) e outro ligado a portaria do meu predio (para comunicacao de abertura eletronica da porta). Gostaria de saber se eh possivel fazer as duas ligacoes um um unico aparelho de interfone. Obrigada!

20 de junho de 2014 19:58 walson volpiceli disse...

tem sim deverá instalar um painel coletivo ligado a central portaria.
toda central portaria tem uma chave que transfere para o painel externo.
na ausência do porteiro este modo é usado para a comunicação do prédio com a área externa,

2 de novembro de 2014 22:38 Anônimo disse...

e onde não tem como fazer a instalação no modo seguro? seja por distancia ou tubulações velhas e "lotadas" tem alguma maneira de tornar o sistema seguro?

3 de novembro de 2014 22:01 walson volpiceli disse...

sim utilizando grades de proteção com parafusos transpassando a parede.
a intenção é proteger o painel externo para não ser violado por terceiros.

28 de novembro de 2014 09:58 Raphael disse...

Bom dia! Vamos trocar o porteiro atual (Thevear 8 Posições - 2 fios) para um HDL MPE-08. Pergunta: Posso reaproveitar os interfones da Thevear que possuímos (modelo: ICAP-PL - Planalto 2 fios)? É só modificar os Jumpers? Obrigado!

10 de dezembro de 2014 08:41 Anônimo disse...

olá amigo bom dia, tenho aprendido muito com as suas dicas muito obrigado, minha duvida é a seguinte estou com uma instalação de interfone hdl residêncial que os interfones as vezes abre o fecho e as vezes não abre o fecho do portão,tenho observado que ao empurrar o portão por fora o mesmo abre, e puxando por dentro tambem abre. pergunta esse defeito é do fecho de 12 volts ou é do painel? agradeço muito se poder me ajudar

18 de março de 2015 09:56 Anônimo disse...

gostaria de saber oque que pode ocasionar para que ao colocar o interfone no gancho ele fica com a camphainha ligada direto e quando tiro ela desliga

9 de outubro de 2015 12:04 Anônimo disse...

Posso usar um fio de sons bicolor16 para levar enerhia ao interfone

18 de março de 2016 11:05 Paulo Monfort disse...

qual fio levo ao interfone interno para acionar a fechadura (positivo ou negativo)

26 de março de 2016 12:09 Unknown disse...

Ao instalar o porteiro eletrônico hdl fechou curto, como verifico se danificou o aparelho?

31 de março de 2016 20:13 Unknown disse...

reportagem muito boa, estou com um porteiro dhl e o monofone alg universal com acionamento de fechadura pode ser ligado um no outro? qd ligo nao tenho som nem no porteiro nem no monofone pq?

12 de agosto de 2016 13:35 Fernanda Carvalho disse...

O eletricista da minha obra pediu para eu comprar um conversor para a instalação do interfone. o que seria isso? meu interfone é um HDL F8. a energia da casa é 110v. isso é realmente necessário? poderia me explicar melhor?

12 de agosto de 2016 17:00 walson volpiceli disse...

não precisa de conversor para instalar o interfone F8 pois funciona tanto no 110V ou 220V.
utilizamos um comutador para conjugar dois painéis externo com um monofone só, veja se é o seu caso.

18 de agosto de 2016 10:39 Eduardo Valenzuela disse...

Estou fazendo um projeto de instalação elétrica para um prédio com 16 salas por pavimento e 13 pavimentos de salas, num total de 208 salas. Gostaria de uma sugestão de como dimensionar o tamanho das caixas nos pavimentos e o diâmetro da prumada e tipo e quantidade de fiação em cada trecho. Muito obrigado

14 de fevereiro de 2017 21:13 administração 2016 disse...

estalei interfone hdl f8 e a campahia interna nao te son

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...